Minas Gerais Publicações

Cartilha “Um olhar sobre Minas Gerais” apresenta um amplo diagnóstico econômico, social, financeiro, populacional e da máquina pública de Minas

single image

Veja o pdf da cartilha:

A Cartilha foi redigida para o Mandato da deputada Marília Campos (PT/MG). A petista agradeceu ao autor: “O estudo ‘Um Olhar sobre Minas Gerais’ aborda diversas questões, num amplo diagnóstico econômico, social, financeiro, populacional e da máquina pública de Minas Gerais. A cartilha é de autoria do economista José Prata Araújo que, voluntária e graciosamente, cedeu os direitos autorais ao mandato. Esse não é o primeiro nem o único diagnóstico que José Prata faz de Minas Gerais. Também são dele os estudos “Um olhar sobre Minas Gerais” (2002); “Minas cresce com o Brasil” (2006); “Um novo olhar sobre Minas Gerais” (2010); “Minas no centro da disputa nacional” (2011) e “Por que Dilma e Pimentel venceram as eleições em Minas” (2015)”.

Marília Campos apresenta um diagnóstico de Minas Gerais diferente do governo estadual: “O governador Romeu Zema faz um diagnóstico errado da situação de Minas. O  governador rebaixa a crise de Minas Gerais a apenas uma questão de gestão e transforma os servidores públicos em ‘bode expiatório’ dos problemas do estado. Problemas de gestão existem, mas não esclarecem tudo. É preciso reconhecer as múltiplas razões da crise do Estado, os impactos da Lei Kandir, o papel da dívida a juros absurdos; a queda do peso do ICMS na arrecadação, os efeitos da recessão econômica, entre outros fatores.

Marília conclui: “Ao simplificar as razões da crise, o governador Romeu Zema chega a uma solução simplista para o problema que consiste em transformar os servidores públicos em bodes expiatórios. Ou seja, pretende enfrentar a crise com medidas de austeridade e arrocho. Isso não podemos aceitar. Espero que este diagnóstico seja uma verdadeira ferramenta para a ação política de nossa militância, e que contribua para esclarecer e orientar lutas de nosso mandato”.

Posts relacionados